Terceiro dia | XII Capítulo Provincial

No terceiro dia do nosso XII Capítulo Provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, foi um dia de escuta e trabalho em grupos. Às 7h30 da manhã todos os frades se reuniram na capela para a Santa Missa e oração das Laudes, a Celebração presidida por Frei Nestor Marin, da fraternidade Senhor do Bonfim, Santo André-SP, também definidor provincial. As laudes foram conduzidas pelos Frades da fraternidade Casa São Francisco, Curitiba-PR. 

Em sua Homilia Frei Nestor pontuou que a fraternidade como um todo tem muitas luzes e trevas, desafios a serem enfrentados, mas que deveriam ser como Esdras e rasgar suas vestes: “Ao analisar a leitura dos relatórios desses últimos quatro anos, percebemos que há luzes e trevas em nosso caminho, Esdras nos convida a rasgar as vestes, fazer penitência e voltar ao Caminho. Como diz Evangelista São Lucas hoje, quando damos o nosso sim no momento de nossa Profissão simples, na Profissão Solene, no Sacerdócio, mais do que nunca, é o Senhor nos convida e nos envia". Falou ainda da itinerância Franciscana, da mudança em favor do Evangelho, disse: “Outro tema que temos que observar, é a itinerância, ninguém pode ser irremovível, temos que ter a coragem de nos colocar a Caminho e entrar em toda e qualquer casa como disse o Evangelho de hoje". E finalizou com uma prece: “Que o novo Ministro Provincial possa ter essa firmeza e nos ajudar a fazer estes caminhos que nos pede o Evangelho”.

Após a Santa Missa os frades dirigiram-se ao refeitório para tomar o café da manhã e como de costume, designaram alguns frades para o serviço de arrumar a cozinha e lavar a louça, isso ocorre em todas as refeições durante os encontros fraternos. Depois da refeição da manhã, voltaram aos trabalhos capitulares, terminaram a leitura e apresentação dos relatórios e partiram para a próxima sessão: trabalho em grupos. O trabalho em grupos iniciou por volta das 10h e devido a grande demanda de trabalhos, duraram o dia inteiro, sendo finalizados os trabalhos somente às 20h, da maioria da fraternidade, porém, os secretários dos grupos se reuniram durante a noite para sintetizar tudo que foi discutido nos grupos e apresentarem à comunidade amanhã de manhã, antes da eleição do Ministro Provincial. 

TRABALHO EM GRUPOS 

No Capítulo Provincial, os frades são divididos em grupos, esses grupos são organizados por data de profissão, de modo onde cada grupo contemple todas as gerações de frades presentes na Província. Foram feitos 4 grupos com 9 frades, cada grupo tem um presidente e um secretário responsável por organizar a discussão e anotar tudo que foi falado. Nos grupos são debatidos todos os relatórios e apresentações feitas na sessão anterior, os frades colocam os prós, contras e fazem propostas para o próximo quadriênio. Todas as propostas feitas, serão apresentadas a todos os frades na próxima sessão e então terá a eleição do novo Ministro Provincial.

OTAUPODCAST- LIVE CAPITULAR

Acompanhe a live do dia sobre o XII Capítulo Provincial da Província São Francisco de Assis, tivemos como convidado especial, Frei Wilmar Villalba que falou sobre os dias do Capítulo e também partilhou experiências da paróquia em que atuou neste quadriênio.





 
Indique a um amigo