Segundo dia | XII Capítulo Provincial

O segundo do XII Capítulo Provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, foi um dia muito intenso de muito trabalho de todos os frades.

O início do dia

O segundo dia se inicia com a Celebração Eucarística e a oração das Laudes às 07h30, celebração festiva, de São Mateus Apóstolo e Evangelista, presidida por Frei Gilson Miguel Nunes, Assistente Internacional da Milicia da Imaculada. As laudes foi conduzida pelos Frades residentes em Itaberaba e Salvador -Bahia.

Em sua homilia, Frei Gilson, fazendo uma reflexão sobre os tempos em que vivemos, de pandemia, negacionismo e ameaças à democracia, convidou todos os presentes a fazer um resgate da memória, lembrando dos 80 anos do Martírio de São Maximiliano Kolbe e dos Campos de concentração, lembrou o centenário do nascimento do Cardeal Arns e salientou "Mais do que nunca precisamos repetir, ditadura nunca mais, tortura nunca mais!". E completou, "Nesse tempo de Alzheimer coletivo, é preciso resgatar a memória, seja no âmbito da política ou no âmbito das relações." Ainda em tom convidativo disse: " O Evangelho de hoje recorda o momento fundamental do encontro de Jesus com Mateus, por isso devemos fazer memória hoje também do nosso chamado, da nossa vida segundo o evangelho". 

Frei Gilson ainda falou sobre a tendência que temos de estar com aqueles que nos favorecem: "Jesus escandaliza os fariseus quando chama todos para a mesma mesa, tantas vezes temos em nós a tendência de sentarmos a mesa com aqueles que pensam como nós, que nos são agradáveis, que corroboram nossas ideias, nos dão suporte afetivo, intelectual... Mas hoje, Jesus na casa de Mateus chama a todos para a mesa do Seu Reino. Que a escuta de hoje nos dê a graça de sentarmos a mesma mesa e reconhecermos como todos e cada um somos chamados pelo Senhor". E terminou: “Que hoje seja o dia da memória, de uma memória agradecida e também de uma escuta amorosa, em louvor de Cristo."

Após a Santa Missa os frades dirigiram-se ao refeitório para tomar o café da manhã e como de costume, designaram alguns frades para o serviço de arrumar a cozinha e lavar a louça, isso ocorre em todas as refeições durante os encontros fraternos. Depois da refeição da manhã, iniciaram a primeira sessão, leitura dos relatórios.

Leitura dos Relatórios

A província São Francisco de Assis atua em vários campos de trabalho, seja em um serviço de Evangelização como o Colégio Franciscano Seibo, A Cidade dos Meninos, O Mensageiro de Santo Antônio, Milicia da Imaculada, SOS Vocações ou em uma das Comissões provinciais, como a Comissão de Pastoral, Formação, Economia, Vida Fraterna, Missionária, de Justiça, Paz e Integridade da Criação, do Serviço de Animação Vocacional e de Comunicação. Cada frente desta tem um coordenador e uma equipe para que os trabalhos aconteçam. 
No Capítulo Provincial, cada coordenador traz um relatório descrevendo todos os serviços que foram feitos, os avanços, os desafios e as perspectivas de futuro. E todo esse material é lido e apresentado para todos os irmãos. Hoje as apresentações dos relatórios foram das 08h até às 22h. Um trabalho intenso, que exige atenção e envolvimento de todos.


Live Capitular:

Com a grande demanda de trabalho, a live capitular foi realizada às 22h e esse será o novo horário ao menos até a quarta-feira. Mas, se você não conseguiu participar, pode acompanhar a gravação deixada abaixo:



 
Indique a um amigo