Primeiro dia do XII Capítulo Provincial

Ontem, 20 de setembro de 2021, foi dado início ao XII Capítulo Provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Este momento celebrativo e decisivo da fraternidade está acontecendo, como de costume, na Casa de Retiros São Francisco de Assis, em Rondinha-PR.
Estão reunidos 43 frades, 40 destes são vogais (votantes), outros três são convidados: Frei Clevis Mafra dos Santos (MA), Frei Ronaldo Gomes da Silva (RJ) e Frei Gilberto de Jesus Rodrigues (DF).

PRIMEIRO DIA

Ontem, 20 de setembro, às 18h foi celebrada a Missa de início do XII Capítulo Provincial, presidida pelo Ministro Provincial, Frei Aloísio de Oliveira. A partir da leitura do Evangelho de São Lucas 8,16-18, frei Aloísio em sua homilia nos lembrou: "Quem foi iluminado pela Palavra do Evangelho, necessariamente evangelizará a outros. Refletirá a luz recebida." Enfatizou a importância e a missão do Cristão que assim como a lâmpada é para iluminar, para testemunhar. A partir disso, fez uma conexão com a passagem dos discípulos de Emaús com a qual foi iniciado este quadriênio (2019-2021). Disse:

"Um capítulo provincial é um momento privilegiado para a gente revisitar questões provinciais relevantes, desafios que geram crises pessoais e comunitárias para avalia-los à luz Evangelho que constitui o nosso carisma identitário".  Já no final de  sua homilia, fez uma prece: "Que o capítulo que estamos iniciando hoje e se completará com a segunda fase seja uma experiência de avaliarmos nossa caminhada pessoal e provincial à luz da fé em Cristo." E completou: "Desse modo, poderemos fazer a experiência dos discípulos de Emaús de reencontrar o sentido do nosso caminhar, refazer a esperança para enfrentarmos os desafios da missão, crescendo no testemunho."

Ao final da Missa, todos os frades foram jantar e voltaram à sala Capitular par  aprovação os horários, programação e ofícios do Capítulo.

LIVE CAPITULAR

Durante está semana capitular, o setor de comunicação da província está organizando transmissões ao vivo com alguns freis para falarem sobre o dia a dia do Capítulo, sobre as sessões, dividir expectativas, momentos fraternos e de oração. Ontem aconteceu a primeira live, veja agora:




 O QUE É UM CAPÍTULO PROVINCIAL?

Na Ordem Franciscana existem três Capítulos: o Geral, Provincial e o Local, cada um com suas devidas características. Foram criadas no tempo de São Francisco de Assis com o objetivo de promover a fraternidade entre os frades.
O Capítulo Provincial Ordinário é um momento de fraternidade, avaliação e decisão. Nestes dias os frades se reúnem, discutem sobre os últimos quatro anos provinciais, fazem as suas avaliações de cada comissão e pastoral onde os freis atuam e planejam o próximo quadriênio. É um momento que exige tempo e dedicação, por isso é dividido em duas fases:
A primeira fase, fica reservada para as avaliações e eleição do novo governo provincial, os frades votam para eleger o Ministro Provincial, frade que servirá como pastor e coordenador para toda a província, também elegem os definidores que auxiliarão o Ministro Provincial nesta missão e o Ecônomo, responsável pela administração econômica da província. 
A segunda fase, é reservada para decisão das moções, diretrizes que a província seguirá nos próximos quatro anos, está acontecerá em janeiro, dos dias 17 a 21.

 
Indique a um amigo