O GOVERNO PROVINCIAL ESTÁ COMPLETO

No quarto dia de Capítulo Provincial, os freis se reuniram às 07h30 para Santa Missa e a oração da Laudes. O presidente da Celebração foi Frei Carlos Alberto, da fraternidade Senhor do Bonfim, Santo André-SP. A comunidade responsável pelas laudes, foi a fraternidade Maria Imaculada.
A homilia foi realizada por Frei Rogério Xavier, Assistente Geral da FALC, que presidiu este capítulo. Em sua reflexão, Frei Rogério, que também é Mestre em Filosofia, trouxe o mito do anel de Giges, tirada do segundo livro da República de Platão, para falar sobre o poder: "A ilusão do poder pode nos levar a não temer mais a lei, acreditar que estamos acima de todos, de tudo. Me parece que em nossa experiência Franciscana não temos espaço para esta ilusão, em nossa experiência Franciscana , o poder, como nos recorda um jesuíta que carrega o nome do nosso pai Francisco, o papa Francisco, a única forma de exercer o poder na Igreja é através do serviço." Falou ainda que talvez o maior pecado para a consagração seria o de deixar de buscar e ver Jesus Cristo, e para terminar pediu: "Que essas pequenas palavras nos desacomode, nos coloque em movimento, nos coloque em busca, para que assim possamos dizer, não como Herodes, mas como São Francisco, que queremos encontrar Jesus a todo momento."

Após a Santa Missa os frades dirigiram-se ao refeitório para tomar o café da manhã e como de costume, designaram alguns frades para o serviço de arrumar a cozinha e lavar a louça, isso ocorre em todas as refeições durante os encontros fraternos. Depois da refeição da manhã, voltaram aos trabalhos capitulares, apresentaram a síntese de todos os relatórios lidos na última sessão. E às 10h30, iniciaram a votação para o novo Ministro Provincial. 

A eleição terminou por volta do meio dia, Frei José Hugo foi escolhido pela fraternidade, mas para ser confirmado ainda precisava falar com o Ministro Geral. Então assim que terminou a votação, Frei Rogério Xavier, presidente do Capítulo, e Frei José Hugo se dirigiram à uma sala para conversarem e ligaram para o Ministro Geral, depois de aproximadamente 20 minutos, foi dada a confirmação, Frei José Hugo da Silva Santos é o novo Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais.
Durante a tarde, os frades ficaram livres dos trabalhos capitulares, porém, todos à disposição do novo Ministro Provincial, que após o almoço chamou alguns frades individualmente para conversar em uma sala reservada, seja para convidá-los para serem definidores ou para se aconselhar sobre as decisões que cabem a este serviço de coordenação.
No início da noite, voltaram os trabalhos capitulares e frei José Hugo, apresentou os nomes dos frades que foi escolhido por ele para fazerem parte do definitório, ou seja, do governo provincial.
Os frades votaram e os nomes sugeridos pelo Ministro Provincial foram aceitos, com isso está completo o novo Governo Provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais.

Conheça agora o novo Governo Provincial:

Ministro Provincial: Frei José Hugo da Silva Santos
Frei José Hugo é natural de São Paulo, onde nasceu no dia 03 de março de 1981. Entrou na Ordem em 16 de fevereiro de 1999, fez a sua profissão simples em 31 de janeiro de 2003 e se tornou Professo Solene em 17 de fevereiro de 2007. Foi ordenado presbítero no dia 29 de março de 2008.
O novo Ministro Provincial é Graduado em Filosofia, Bacharel em Teologia e Administração de Empresas. A última formação fez com que os frades o escolhessem nos últimos 8 anos para ser ecônomo provincial, onde realizou um trabalho extremamente positivo à fraternidade. 
No Capítulo de 2013, Frei José Hugo foi eleito como Ecônomo e formador do pós-noviciado, em  2017 foi reeleito ao cargo de ecônomo e desta vez também foi eleito Secretário Provincial e Diretor do Colégio Franciscano Seibo em Mogi das Cruzes-SP, além disso trabalhou diretamente na administração da Milícia da Imaculada.
Hoje, foi escolhido pelos irmãos para coordenar a Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Oremos por nosso novo Ministro Provincial e por toda Ordem.

Vigário Provincial: Frei Josemar Bertes Machado
Natural de Guaraniaçu-PR, onde nasceu no dia 25 de outubro de 1971. Entrou na Ordem em 15 de fevereiro de 1987, fez a sua profissão simples em 09 de fevereiro de 1993 e se tornou Professo Solene em 20 de setembro de 1997. Foi ordenado presbítero no dia 25 de novembro de 2000. Frei Josemar é Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia e pós-graduado em Equoterapia. No último capítulo Provincial foi eleito como Diretor da Cidade dos Meninos - Maria Imaculada e Pároco da Paróquia Santa Gemma Galgani em Santo André-SP. Hoje foi escolhido pelo Ministro Provincial e eleito pelos irmãos, com a graça de Deus, para compor o governo como vigário Provincial.

Secretário Provincial: Frei Alexandre Patucci de Lima
Nascido em São Bernardo Do Campo-SP, dia 27 de setembro de 1982. Entrou na Ordem em 29 de janeiro de 2004, fez a sua profissão simples em 04 de fevereiro de 2009 e se tornou Professo Solene em 08 de março de 2014. Foi ordenado presbítero no dia 08 de novembro de 2014. Frei Alexandre é graduado em Filosofia, Bacharel em Teologia e Mestre em Teologia- PUC-SP. No último capítulo Provincial foi eleito como Pároco da Paróquia São Benedito em Caçapava-SP. Hoje foi escolhido pelo Ministro Provincial e eleito pelos irmãos, com a graça de Deus, para compor o governo como Secretário Provincial.

Definidor Provincial: Frei André Luiz Ferreira Machado
Nascido em São José dos Campos-SP, dia 07 de agosto de 1979. Entrou na Ordem em 10 de fevereiro de 2000, fez a sua profissão simples em 02 de fevereiro de 2004 e se tornou Professo Solene em 17 de fevereiro de 2007. Foi ordenado presbítero no dia 31 de maio de 2008. Frei André é Graduado em Filosofia, Bacharel em Teologia e Mestre em Espiritualidade Franciscana no Antonianum, em Roma-Itália. No último capítulo Provincial foi eleito como Mestre de Noviços em Cascavel-PR. Hoje foi escolhido pelo Ministro Provincial e eleito pelos irmãos, com a graça de Deus, para compor o governo como Definidor Provincial.

Definidor Provincial: Frei Wilmar Villalba Ortiz
Natural de Quedas do Iguaçu-PR, onde nasceu no dia 25 de meio de 1971. Entrou na Ordem em 15 de fevereiro de 1987, fez a sua profissão simples em 03 de fevereiro de 1992 e se tornou Professo Solene em 20 de setembro de 1997. Foi ordenado presbítero no dia 19 de fevereiro de 2000. Frei Wilmar é licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia e habilitado em Jornalismo. No último capítulo Provincial foi eleito como Pároco da Paróquia Exaltação da Santa Cruz em Ubatuba-SP. Hoje foi escolhido pelo Ministro Provincial e eleito pelos irmãos, com a graça de Deus, para compor o governo como definidor Provincial.

 
Indique a um amigo