Segunda-feira, 17, às 18h iniciou-se a segunda fase do XII Capítulo Provincial da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais.
A Santa Missa que deu inicio ao Capítulo, foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei José Hugo, e a oração das Laudes foi conduzida pelos Frades residentes no convento Senhor do Bonfim, em Santo André-SP.
Em sua homilia, frei Hugo destacou o versículo 22, do capítulo 15 do livro de I Samuel, e alertou os frades sobre a o risco que eles, religiosos, correm de ser insensíveis com o essencial. \"Nós sabemos que toda religião corre o risco de se perder nas práticas rituais, exteriores, que são necessárias para o bom cumprimento da prática da própria religião, entretanto o convite da prática religiosa, vai além das suas práticas exteriores. Jesus é aquele que inaugura um novo momento na história, ao recuperar o sentido verdadeiro o que está por trás dessas práticas. Não se trata de eliminar, simplesmente por eliminar, mas recuperar o verdade sentido de que essas práticas existissem. E completou: \"Nós, como homens \"profissionais do sagrado\" coremos sempre o risco de, com muita facilidade, nos acostumarmos com a ritualidade, os ritos da vida consagrada, presbiteral e poucas vezes nos deixarmos atingir pela força, pela novidade do Evangelho que as sagradas escrituras nos trazem.
Após a Santa Missa os frades dirigiram-se ao refeitório para o jantar e como de costume, designaram alguns frades para o serviço de arrumar a cozinha e lavar a louça, isso ocorre em todas as refeições durante os encontros fraternos. Depois da refeição, iniciaram a primeira sessão, para dar os comunicados e definirem a programação do Capítulo.
Segundo dia
No segundo dia da segunda fase de Capítulo provincial, os freis iniciaram como de costume com a Santa Missa, presidida pelo vigário provincial, frei Josemar Bertes. A oração das Laudes foi conduzida pelos Frades residentes no convento Santa Clara, Itaberaba-BA.
Frei Josemar, em sua homilia, destacou 3 pontos para que a fraternidade refletir durante o período de capítulo, que são estes:
- Qual é a nossa missão como Província?
- Onde queremos chegar como Província neste quadriênio?
- Quais são nossos valores inegociáveis?
Para ele, existem 3 valores que para a Província são inegociáveis: o caminho de reconciliação, a cura da memória e sinodalidade (caminhar juntos). Após fazer a reflexão desses pontos, terminou fazendo um pedido aos confrades: \"Que esses dias possam ser extremamente verdadeiros, que a gente não sente a mesa enquanto todos não chegarem. Que nosso planejamento seja para todos, que todos os frades possam estar envolvidos em nossos planos. Louvado seja o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo!\"
Depois da Celebração Eucarística com a oração das Laudes, os frades se reuniram para tomar café da manhã e logo após iniciaram a segunda sessão. O dia foi de planejamento e discussões das moções que irão direcionar a província neste quadriênio. A próxima sessão, realizada na quarta-feira (19), os frades irão votar aprovando ou não cada uma delas.
Live Capitular
Durante o Capítulo de segunda (17) a quinta-feira (18) está sendo realizada a live capitular, durante esses dias às 21h, os frades se reúnem e contam as novidades do dia, é uma live de oração, informação, fraternidade e muito divertida. Se ainda não viu, vale a pena ver! Acesse: