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Jeremias, escolhido para destruir, arrancar e plantar.

O chamado: “Vai! Eu estou contigo!” É a certeza que Deus ou a vida nos dá. Ele não nos promete uma vida cômoda nem nos coloca no seguro. Apenas faz saber, “vai! Estou com você!” Foi o que ele disse a Jeremias: Porque a quem eu te enviar, irás, e o que eu te ordenar falarás. Não temas diante deles, porque eu estou contigo para te salvar, oráculo do Senhor. Então o Senhor estendeu a sua mão e colocou-me a boca. E o Senhor me disse: Eis que ponho as minhas palavras em tua boca. Vê! Eu te constituo, hoje, sobre as nações e sobre os reinos, para arrancar e para destruir, para exterminar e para demolir, para construir e para plantar (Jr 1,7-10).

Jeremias não pode pensar em sua existência sem pensar que antes dessa está o chamado divino. Por isso, a vocação é uma iniciativa de Deus na história humana; por conseguinte, a vocação suscita uma dupla reação em todos nós: aceitação e resistência. A pessoa quer aceitar, mas algo dentro dela resiste. Como podemos perceber na vocação de Jeremias ao ser chamado por Deus, quando ainda estava no ventre materno: “antes mesmo de te modelar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísse do seio, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações” (Jr 1,5). Entretanto, disse Jeremias ao Senhor: “Ah! Senhor eis que eu não sei falar, porque sou ainda criança. O medo e outras limitações humanas são inerentes à vocação, Deus não o livra delas, mas garante, vai! Estou contigo!

Deus revelou-se a Jeremias e lhe designou uma missão, tocando a sua boca e colocando nela suas palavras, essa missão foi marcada por medo e por muita crise, mas deixou-se levar pela sedução: “Tu me seduziste, Senhor e eu me deixei seduzir; tu te tornaste forte demais para mim, tu me dominaste” (Jr 20,7). Como o profeta é porta-voz de Deus, Jeremias terá de falar em nome de Deus e em sintonia com o povo para o qual ele foi enviado. Neste caso o profeta sente-se seduzido por Deus. Essas palavras proferidas por Jeremias demonstram como ele compreendeu o mistério da vocação em sua vida. A irrupção de Deus muda a vida de Jeremias, mas Jeremias reclama e protesta contra o Senhor dizendo: Maldito o dia em que nasci! O dia em que minha mãe me deu à luz não seja bendito! (Jr 20, 14a). Como se Deus fosse o responsável por sua desgraça, pois ninguém quer ouvi-lo e todos zombam dele. 

A certeza que ele terá é que Deus não o abadonará. “Mas o Senhor está ao meu lado como guerreiro valente, por isso os meus perseguidores cairão e não poderão prevalecer” (Jr 20, 11). Ele é um consagrado de Deus (Jr 1,5). Tem consciência que sua vida pertence a Deus desde antes de nascer. É a experiência de uma grande simplicidade e abandono confiante, na qual ele sabe que tudo deve a Deus, que está completamente em suas mãos.

Por fim, a vocação profética de Jeremias era de ajudar o povo a realizar a passagem de uma religiosidade de obras para o contato pessoal com Deus, isto é, de uma religiosidade cultual para uma religiosidade do coração, na qual todas as experiências religiosas precedentes se somam e esclarecem na relação pessoal com o Senhor, que se manifesta como amor. Assim podemos dizer que, em Jeremias a experiência pessoal da fé está entrelaçada com a vocação, porque ele conheceu a Deus, na medida em que foi conhecendo e crescendo gradualmente em sua missão. Deparou com sofrimento ao experimentar a ausência de Deus, pelo insucesso de sua missão e reencontrou a experiência de Deus durante seu itinerário vocacional.

Por Frei Reinaldo Azevedo,OFMConv.

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