Nós, da Ordem dos Franciscanos Conventuais, valorizamos sua privacidade e estamos comprometidos em proteger seus dados pessoais. As informações fornecidas serão usadas apenas para fins internos, como comunicação sobre atividades, eventos e serviços da instituição.

Ao clicar em aceitar e fechar, você concorda em nos fornecer suas informações pessoais. Esses dados serão mantidos em sigilo e não serão compartilhados com terceiros sem o seu consentimento, dúvidas pode acompanhar a nossa Política de Privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
A VIRGEM MARIA E A MISSÃO

“Eis aqui a serva do Senhor!” (Lc 1,38) essa é a resposta que a Virgem Maria deu ao anjo ao ser chamada para a vocação mais sublime que um ser humano pode receber de Deus: de ser a Mãe do Salvador. Logo em seguida, a sua vocação se concretiza numa missão, pois apressadamente vai visitar a sua prima Isabel para anunciar o nascimento de seu Filho. Deste modo, vemos que a vocação está intimamente ligada com a dimensão missionária, o vocacionado não é somente chamado, mas também é enviado, pois toda vocação deve ser fértil e gerar frutos para o Reino de Deus. 

Mas este caminho não se faz de uma hora para outra, é necessário um itinerário vocacional e missionário, um percurso que pede passos e reflexões, pois da mesma forma aconteceu com a Virgem Maria. Quando lemos o Evangelho de São Lucas, encontramos a Mãe de Jesus relacionada com três verbos essenciais, que podem indicar este itinerário percorrida por ela: Escutar, Guardar e Agir. 

Escutar: Para o Israel no tempo de Jesus, o verbo escutar era de grande importância, inclusive, a oração cotidiana dos judeus era: “Escuta Israel, o Senhor Nosso Deus é Um”. Deste modo, vemos que Deus não é desinteressado com o ser humano, mas é aquele que fala e que quer estar constantemente em diálogo com seus filhos. Na Anunciação, Maria escuta Deus, ela abre espaço dentro de si para Deus poder agir em sua vida, pois quem escuta se torna discípulo.

Guardar: Guardar é fazer memória, é fazer do mistério de Deus uma lembrança constante em seu coração. As Sagradas Escrituras mencionam duas vezes esta atitude em Maria, de “guardar todas estas coisas em seu coração” (Lc 2,19; 2,51). É uma atitude ativa, de buscar sentido para um fato misterioso e fazer tornar atual uma memória do passado.

Agir: Todo discípulo missionário deve gerar frutos, deve tornar em ação o chamado de Deus. Não se pode guardar para si somente a alegria de Deus encarnado, isto deve ser divulgado, anunciado e proclamado a todos os povos. Somente age aquele que confia e que espera em Deus, é por isso, que Maria ao cantar o Magnificat anuncia a esperança e estende a mão para os necessitados que esperam em Deus.

Peçamos a Virgem Maria, Mãe das Divinas Vocações, que nos ajude em nosso discernimento vocacional, para que possamos escutar o nosso chamado, guardar e refletir em nosso coração este mistério de Deus e que possamos agir como missionários do Pai. Rezemos juntos com São Francisco de Assis: “Ave, ó Senhora, santa Rainha, Santa Mãe de Deus, Maria, que és virgem feita Igreja. Eleita pelo santíssimo Pai do Céu, a quem consagrou com seu santíssimo dileto Filho e com o Espírito Santo Paráclito. Em ti residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem” (Saudação da Bem-aventurada Virgem Maria).

Frei Gustavo Jonas
Serviço de Animação Vocacional

Responda as Perguntas Abaixo:
Caso não visualize, clique aqui!








 
Indique a um amigo
  Nós, da Ordem dos Franciscanos Conventuais, valorizamos sua privacidade e estamos comprometidos em proteger seus dados pessoais. As informações fornecidas neste formulário de cadastro serão usadas apenas para fins internos, como comunicação sobre atividades, eventos e serviços da instituição.

Ao preencher este formulário, você concorda em nos fornecer suas informações pessoais. Esses dados serão mantidos em sigilo e não serão compartilhados com terceiros sem o seu consentimento, dúvidas adicionais consulta nossa política de privacidade.
 
 
Mais artigos