V Jornada Jovem Franciscana Conventual | VIRTUAL

Desde o ano de 2016, a província São Francisco de Assis reúne os jovens de suas paróquias, que se identificam com o carisma franciscano, para vivenciar a Jornada Jovem Franciscana Conventual, são 4 dias reunidos na Casa Kolbe, em Caçapava- SP que é carinhosamente conhecida entre os jovens de  "Nossa Assis" para refletir e vivenciar sobre algum tema da espiritualidade franciscana, são momentos riquíssimos exercendo a fraternidade em orações, momento de formação, partilhas, missões, noite fraterna e outras atividades que são propostas pelos frades aos jovens, cada ano temos uma novidade.

Entre os 18 à 21 de abril de 2020, ocorreu a 5ª edição da Jornada Franciscana da Juventude Conventual da Província de São Francisco de Assis, desta vez de uma maneira completamente diferente, todos em sua casa por causa da pandemia. Havia sido planejada para ser presencial como todas as outras, mas diante desta ocasião em que vivemos, os frades juntos com os jovens e o setor de comunicação pensaram uma forma de acontecer esta Jornada de forma virtual, sem perder sua essência: A Fraternidade.

As inscrições foram feitas a partir de um formulário do google, e tivemos 89 jovens inscritos, a participação de  6 Frades professos solenes, 3 Frades professos simples e uma irmã terciária capuchinha.

Os participantes foram inclusos em um grande grupo no what's app para orientações gerais e depois divididos em cinco grupos, que receberam o nome dos Mosteiros das Clarissas, pois o tema deste ano foi  "Plantinha de nosso pai São Francisco" e a meditação central foram as cartas de Santa Clara de Assis à Santa Inês de Praga. 

Para cada mosteiro foi escolhida uma Madre, a esta foi dada a responsabilidade de servir ao seu mosteiro, cuidando dos participantes e lembrando os horários das atividades. Todo cronograma foi pensando para que os jovens realmente participassem da V Jornada como em todas as outras, de forma intensa.

Foi envido aos jovens um livrinho de orações em pdf, também com as Cartas de Santa Clara à Santa Inês. Durante as manhãs, via live, através do perfil oficial do instagram da Província (@franciscano_conv) os jovens participavam da oração da manhã com os frades, após a oração os membros recebiam um link do YouTube das formações propostas, para que durante a tarde pudessem compartilhar suas reflexões sobre as cartas de Santa Clara com o seu mosteiro.

Após as partilhas em grupo, os jovens participavam virtualmente da missa via facebook, e a noite às 21h eram feitas as partilhas gerais, via live do instagram, onde os frades e os jovens entravam para partilhar o que refletiram durante o dia. 

Foi um momento muito rico e intenso de compartilhar nossa espiritualidade, muitos participantes que não se conheciam pessoalmente sentiram-se acolhidos pela fraternidade conventual, assim como Santa Clara e Santa Inês de Praga nunca se conheceram, mas estavam unidas ao pobre Cristo porque eram "Pobres Irmãs".

Agradecemos ao Senhor porque os jovens tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a espiritualidade e a história de Santa Clara de Assis e pedimos sua intercessão pelo mundo inteiro neste tempo de tribulação.

CONHEÇA OS NOSSOS MOSTEIROS:

Mosteiro Mater Christ



Mosteiro Mãe da Providência:



Mosteiro Maria Imaculada


Mosteiro Nazaré


Mosteiro Santa Clara



 
Indique a um amigo