Retiro Provincial| Província São Francisco de Assis

Dos dias 01 a 05 de julho, os frades da Província São Francisco de Assis, se reuniram na casa de retiros, em Rondinha, Campo Largo-PR para o retiro provincial.

O tema central do encontro foi o Testamento de São Francisco e a espiritualidade franciscana. Foram momentos de aprendizados, fraternidade e reflexão pessoal.

O assessor do retiro, foi o Padre Antonio César Maciel Mota, da diocese de Piracicaba-SP, que dirigiu muito bem este encontro e soube desenvolver bem as reflexões. Frei José Hugo, secretário provincial disse que os dias foram muito tranquilos e leves. \"O retiro ocorreu em um clima muito bom, um misto de colocação do pregador, reflexão pessoal e meditação\" disse. 

Um acontecido que também levou a reflexão, foi a morte da mãe do Padre Antônio, que faleceu um dia antes do início do encontro, mesmo com este fato o pregador marcou presença, já que não conseguiria ir ao velório da mãe, que aconteceu em no interior do Ceará, este também levou os frades a pensar \"Quem faria como este Padre?\", um grande exemplo e fonte de sabedoria.

No terceiro dia de retiro, durante a noite, os frades foram todos a paróquia São João Batista na Vila Sandra em Curitiba-PR, para celebrar a missa de 70 anos de presença dos Frade Menores Conventuais no Brasil e 50 anos de construção do convento e seminário Casa São Francisco.

E na sexta-feira (05), o retiro foi finalizado com uma rápida reunião entre os frades para discutirem assuntos provinciais.


Sobre o Assessor:


Padre Antonio César Maciel Mota: É reitor do Seminário Teológico \"São José\", em Campinas. É membro do Conselho Diocesano de Presbíteros, do Conselho Diocesano de Formação, Ordens e Ministérios e do Secretariado Diocesano de Pastoral. É professor do Curso Diocesano de Teologia e da Escola Diaconal \"São Filipe Diácono\". É animador diocesano das Novas Comunidades e secretário do Conselho Diocesano de Presbíteros. 

Foi vigário paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste, de fevereiro de 2013 a julho de 2014. Foi pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Águas de São Pedro, de 30 de julho de 2014 a 11 de fevereiro de 2015.

Fez mestrado em Teologia Espiritual pela Pontificia Università Antonianum, de 18 de julho de 2009 a 30 de janeiro de 2012, em Roma, Itália. Foi animador diocesano dos Ministros da Eucaristia.


 
Indique a um amigo