Os Estigmas de São Francisco

Queridos Irmãos e Irmãs. Paz e Bem!!!


Hoje a nossa Família Franciscana celebra a festa da impressão dos estigmas de São Francisco. O santo, no monte Alverne, além de interrogar o Senhor sobre o futuro da Ordem, teve a coragem de pedir em suas noites de oração, solidão e arrebatamento: “sentir um pouco do amor e da dor que Jesus Cristo sentiu nos momentos de sua Páscoa da Ressurreição e Morte”. Ele foi ouvido e, por volta da Festa da Exaltação da Cruz (17 de Setembro), seu corpo foi marcado pelas mesmas feridas do crucifixo, nas mãos e nos pés. Agora ele verdadeiramente torna-se outro Cristo na Terra. Nunca a história contou tal fato. Cerca de vinte anos antes (1205/6), ele começou a seguir o Evangelho do Senhor ouvindo a Palavra do Crucifixo de São Damião. Essas palavras e essa imagem foram impressas em seu coração. Agora eles se manifestaram em sua carne, em seu próprio corpo.

 

Esse é um caminho indicado São Francisco que buscamos imitar! Ele era tão "amigo de Cristo" que queria ser em todas as coisas semelhantes e transformadas nele; realmente "outro Cristo". E o Senhor o ouviu! Mais do que um evento histórico ou místico, seria bom se esse fato misterioso dos estigmas também nos questionasse sobre a direção do coração, sobre os desejos mais profundos, sobre os "estigmas" que você deseja marcar e trazer na sua carne. Queremos e tantas pessoas e imitar tantas pessoas que nos esquecemos da vida e do modelo daquele que se entregou por cada um de nós.


Se você sente que esse estilo de vida e a espiritualidade franciscana é um caminho possível, de entrega e de louvor a Deus, venha também fazer parte da nossa família franciscana sendo um frade ou leigo e leiga consagrada da OFS. Lembre-se de que o objetivo é caminhar como São Francisco e você também ser um "altera o Christus", um "novo Jesus Cristo". 



Frei Flávio Martins

Animador Vocacional


 
Indique a um amigo