NOTA DE FALECIMENTO DE DOM FREI ELIAS MANNING, OFMConv.

Comunicamos, com pesar, o falecimento de nosso Confrade, +Dom Frei Elias James Manning, OFMConv, bispo emérito de Valença, hoje, 13 de outubro de 2019, ocorrido agora à noite no Hospital de Vassouras, RJ. Dom Elias foi vítima de um AVC Isquêmico depois de uma celebração em louvor ao nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis, no dia 04 de outubro, numa pequena comunidade local. 
Rezemos por este nosso irmão, pelo dom de sua vida, seu ministério sacerdotal e episcopal marcados pela Vida Consagrada Franciscana Conventual, na entrega de si aos irmãos, aos mais pobres, aos vulneráveis, ao seu clero de Valença, à Custódia, à Província e à Igreja. 
Dom Elias celebrou sua Páscoa definitiva. A luz do Ressuscitado brilhou para ele, e de sua luminosidade chamou-o à Vida. Louvado sejas, meu Senhor, pela a Irmã Vida, aquela que nasce da sombra da Morte, gratuita, generosa e transformada, carregada de mistério e de eternidade.

Com o objetivo de facilitar que todos os diocesanos possam participar da despedida de Dom Elias, o velório será realizado em várias cidades, ficou assim definido:

No dia 14 de outubro, a partir das 9h, velório na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, centro da cidade de Vassouras e missa de exéquias às 10h30.

Três Rios, na Paróquia São Sebastião, centro da cidade, com missa prevista para as 15h, de Três Rios, segue para a cidade de Paraíba do Sul, onde existe uma Comunidade Franciscana, na Paróquia São Pedro e São Paulo, centro da cidade. Já no dia 15 de outubro, na terça feira, às 7h da manhã haverá uma missa de despedida, após a missa o corpo segue para a sede da Diocese, cidade de Valença, com chegada prevista para o meio dia. O velório em Valença será realizado na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Glória, haverá missa de exéquias ás 14h e o sepultamento esta previsto para as 16h.
 

BREVE HISTÓRICO DE DOM FREI ELIAS MANNIG

Dom Elias James Manning, nasceu em 14 de abril de 1938, em Troy, New York, U.S.A. Filho de James e Agnes. Nos anos de 1956-1958, estudou no Seminário Menor São Francisco da Ordem dos Franciscanos menores Conventuais, Staten Island, New York. Em 1958, recebeu o hábito franciscano e o nome de “Elias”. Em 1959, fez a Profissão Simples. De 1959 a 1961, cursou Filosofia no Seminário Santo Antônio em New York. No período de 1961-1962, cursou o 1º ano de Teologia no mesmo Seminário.

Dom Elias, chegou ao Brasil no dia 06 de novembro de 1962. De 1963-1965, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1963, recebeu a Tonsura e as Ordens Menores, em 1965 o Diaconato pela imposição das mãos de Dom Jaime de Barros Câmara. Aos 30/10/1965, recebeu a Ordenação Presbiteral na capela de São Francisco, Staten Island, New York por Dom Francisco E. Hyland.

Dom Elias foi Vigário Paroquial e Pároco em Santa Rita de Cássia, Pontalina, Goiás, Diocese de Itumbiara; Vigário Paroquial e pároco na paróquia São Francisco de Assis no Rio Comprido, Rio de Janeiro. De 1976 a 1979, foi Custódio Provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Em 1979, foi nomeado pároco de Santa Rita de Cássia, Pontalina, Goiás. Em 1986, foi transferido para Araruama, RJ, onde exerceu a função de Pároco.

Em 1990 foi nomeado o sexto Bispo da Diocese de Valença. Sua ordenação Episcopal e Posse ocorreu no dia 13 de Maio de 1990. Seu ministério episcopal na Diocese de Valença, foi voltado para a participação dos leigos nas atividades religiosas, valorizando as pequenas comunidades. Implantou a Pastoral de Conjunto, integrando as seis linhas básicas preconizadas pela CNBB, através da Coordenação Diocesana de Pastoral.

Na Administração, seu testemunho foi admirável. Sempre com os pés no chão, fez o que estava ao alcance da Diocese, e priorizando os trabalhos, continuou as reformas, ampliou o Patrimônio e apoiou nossas Paróquias para que fizessem o mesmo.

Em sua grandiosa simplicidade, realizou um excelente trabalho administrativo e pastoral em nossa Diocese. No ano de 2015, Dom Elias celebrou seus 50 anos de ordenação sacerdotal e 25 anos de ordenação episcopal, junto ao povo da Diocese que tanto amou. Dom Elias James Manning, pastoreou a Diocese de Valença por 24 anos, de 1990 a 2014.

O Bom Pastor que guiou Dom Elias em toda sua existência, acolha na Jerusalém do Céu esse incansável servidor do Evangelho e da Igreja. A todos aqueles que choram sua partida, chegue o conforto da minha bênção e orações.


Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv.
Secretário Custódial da Custódia Imaculada Conceição

Dom Nelson Francelino Ferreira
Bispo da Diocese de Valença, RJ


 
Indique a um amigo