Frei Gilson Nunes, OFMConv, toma posse na Paróquia São Maximiliano Kolbe em Mogi das Cruzes

Frei Gilson Miguel Nunes, OFM Conv,Assistente Nacional da Milícia da Imaculada, tomou posse como pároco na Paróquia São Maximiliano Kolbe, em Mogi das Cruzes - SP. A cerimônia de posse foi presidida pelo Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, nesta terça-feira (4), às 20h.

Além de Frei Gilson, Frei José Hugo também foi oficializado na cerimônia como Vigário Paroquial.

Centenas de pessoas participaram da celebração que reuniu vários padres, franciscanos, familiares, amigos e membros da Milícia da Imaculada. Ao final da celebração, foi exibido um vídeo, enviado pelo Pároco da Paróquia Pessoal (Panib) Pastoral Nipo-Brasileira, frei Leonardo Matsuo, que está no Japão, por meio do qual ele acolhe o novo pároco.

Frei Gilson Nunes é o quarto pároco a assumir a Paróquia São Maximiliano Kolbe, tendo sido precedido por frei Frei Vasco Cróccoli (3º), frei Nestor Marin (2º) e Frei João Mamede Filho, hoje, bispo da Diocese de Umuarama - PR (1º), todos da Ordem dos Frades Menores Conventuais.

Milícia da Imaculada no Japão
Há 90 anos, São Maximiliano Kolbe partiu para o Japão, com o desejo de fundar, ali, a Cidade da Imaculada. Um mês após sua chegada, foi publicada a primeira revista \"Cavaleiro da Imaculada\" em japonês. A colônia japonesa de Mogi das Cruzes é a segunda maior do país e conta com pessoas descendentes dos primeiros japoneses que vieram ao Brasil há cerca de 120 anos. A paróquia teve origem a partir de uma missão de franciscanos do Japão vindos para o Brasil, geração esta formada depois da passagem de São Maximiliano Kolbe pelo país.

Essa missão em Mogi das Cruzes nasceu há mais de 50 anos com dois frades: Frei Estêvão Yamagashira e Frei Leonardo Matsuo, que estudaram na Itália. Na época, o Ministro Geral, vendo o número de japoneses que chegava ao Brasil e precisava de assistência pastoral e espiritual, encarregou esses dois frades para acompanhar a Pastoral Nipo-Brasileira. Mais tarde, em 1992, uniu-se a este trabalho o Frei Maurício Morimoto, que chegou em Mogi das Cruzes em agosto de 1992.

Rede de comunidades e Colégio
Além da liderança na comunidade paroquial, os Franciscanos desempenham o papel de administrar o Colégio Franciscano Seibo, localizado em frente à igreja, na rua Francisco Vaz Coelho número 616, Vila Lavínia, em Mogi das Cruzes. A instituição católica preza pelas relações de respeito mútuo, pontualidade, responsabilidade, disciplina, religião e os valores do ser humano. O objetivo é que os alunos se sintam valorizados, respeitados e tenham adquirido todos os conhecimentos necessários para que possam seguir em frente com sucesso. Além da grade curricular comum até o Ensino Médio, há cursos profissionalizantes, particulares e de Projeto de Vida e Empreendedorismo.

Compõem o grupo de três comunidades também a dedicada a Nossa Senhora Rosa Mística e a Nossa Senhora Rainha da Paz, localizadas na mesma cidade.

 
Indique a um amigo