Encontro Provincial de Formação Permanente

Desde o dia 06 até o dia 10 de Janeiro de 2020, os frades da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, estão reunidos na Casa de retiros São Francisco de Assis em Rodinha, Campo Largo-PR para o encontro provincial de formação permanente.

Ao menos duas vezes ao ano todos os frades da província que buscam a cada dia a vontade do Senhor , no exemplo de Francisco  e Clara de Assis, se reúnem para fazerem fraternidade seja em um encontro de formação, um retiro espiritual ou até mesmo nos capítulos quadrienais. Desta vez estão reunidos para formação, tendo como assessor o Mons. Antônio  Catelan,e o tema assessorado por ele é: "Diretrizes  da Ação  Evangelizadora 2019 - 2023 da Igreja no Brasil."

Aproveitando da graça que é estarem reunidos, os frades todos os dias fazem celebrações Eucarísticas, e para a escala de presidências neste encontro usaram como critério os jubilandos de vida consagrada Franciscana , sacerdotal e os Neo presbíteros. Presidem as celebrações nestes dias: 

Frei Rafael Gomes e Frei Arnaldo 
Neo presbíteros

Frei Carlos Alberto
25 anos de Vida Consagrada Franciscana

Frei Josemar Bertes 
27 anos de Vida Consagrada Franciscana

Frei Wilmar Villalba
28 anos de Vida Consagrada Franciscana 

Frei  Décio Pires
40 anos de Ordenação Sacedotal

E para este momento de pausa e formação fraternal, Frei Gilson Miguel Nunes faz um apelo ao povo, fiéis das diversas paróquias, seguidores dos diversos serviços de comunicação social: "Rezem por nós!  Somos 44 frades, nossa  província  que está presente  nos  Estados do Paraná, São Paulo  e uma  realidade missionária na  Bahia. E todos os dias perguntam: "Senhor que queres que eu faça ?"


SOBRE O ASSESSOR


Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira
Possui graduação em Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1994), graduação em Licenciatura em Filosofia - Universiade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo (1993), mestrado em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia de Nossa Senhora Assunção (2002) e doutorado em Doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2011). Atualmente é membro do instituto nacional de pastoral - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, assessor da comissão de doutrina da fé - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e assessor - Congreg. para a Doutrina da Fé - Comissão Teológica Internacional. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: eclesiologia, eucaristia, magistério, concílio vaticano II e teologia sacramentária.

 
Indique a um amigo