Encontro de Formadores da América Latina

Nos dias 2 a 6 de setembro de 2019, os formadores dos postulantes e noviços da América Latina se reuniram para uma reunião. O encontro ocorreu no convento de Maria Imaculada e no seminário de teologia em Cuautitlán Izcalli, na Cidade do México. O convento faz parte da Província de Nossa Senhora de Guadalupe, no México.

Participaram vinte formadores. Eles vieram da Argentina, Paraguai, Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, América Central e México.
O frei Franklin Antonio Durán ZambranoO, o recém-eleito Custódia da Custódia Provincial de Nossa Senhora de Coromoto na Venezuela, planejou e organizou a reunião durante seu mandato anterior como Vice-Secretário da Secretaria Geral de Formação (SGF).
O Ministro provincial do México, frei Mario Castro Martínez, deu as boas-vindas a todos durante os comentários de abertura. Frei Carlos Antonio Catalán Melgar, Custódia Provincial de São Francisco na Bolívia, também participou da reunião
Os tópicos abordados foram usados ​​para criar um documento que posteriormente será usado para preparar um Diretório de Formação para os Conventuais da Federação da América Latina. O Diretório fornecerá diretrizes gerais para o processo de formação, especialmente para noviciados.
Valeu a pena ouvir as experiências das várias jurisdições. Os frades ouviram vários oradores convidados que fizeram apresentações detalhadas sobre tópicos como o formador e o papel do formador na formação.
Frei Rogerio Pereira Xavier, Assistente Geral da FALC, falou sobre a realidade internacional da Ordem e sobre o processo que levou à aprovação das novas Constituições. O problema atual de lidar com o abuso de homens vulneráveis ​​em formação também foi abordado.
Agradecimentos especiais à Província do México por mostrar aos participantes uma hospitalidade extraordinariamente fraterna. Agradecemos também aos frades da comunidade de formação pós-noviciado que prestaram esse serviço de boa índole.
Finalmente, a missa de encerramento no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira da América Latina, foi particularmente memorável. Durante a Missa, toda a Ordem foi confiada à proteção da Imaculada, em particular os confrades da Federação das FALC e seus programas de formação na América Latina.

Frei Massimiliano Gangi Dino
e Frei Jorge Campelo de Albuquerque Melo

 
Indique a um amigo