70 anos de presença do Frades Menores Conventuais no Brasil, e 50 anos de Casa São Francisco

Nesta quarta-feira, 03 de Julho de 2019, na Matriz São João Batista em Curitiba (PR), será a Missa em ação de graças aos 70 anos da presença dos Frades Menores Conventuais no Brasil, e, 50 anos do Convento e Seminário Casa São Francisco. A missa será presidida pelo Rev. Exmo. Dom Pedro Antonio Marchetti Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba (PR), foi ele que acolheu os frades em sua chegada a está arquidiocese em 10 de fevereiro de 1969. Estarão presentes todos os frades solenes e temporários que compõe a província São Francisco de Assis, os postulantes da Casa São Francisco e contamos com a presença de todos aqueles que puderem festejar conosco. VEJA INFORMAÇÕES DA MISSA NO FINAL DO TEXTO.


A CASA SÃO FRANCISCO
E em 10 de fevereiro de 1969, Frei Lucas Bridio, superior dos frades, junto com Frei Geraldo Monteiro acompanharam os primeiros passos do seminário Casa São Francisco, exatamente há 50 anos, em 1969.  Que recebiam os seminaristas vindo de Ibema- PR e Caxias do Sul- RS. Em 1970 se concentraram em Curitiba, 3 niveis de formação: 2º Grau, Filosofia e Teologia. Além do seminário, os frades fundaram a paróquia de São João Batista, da Vila Sandra, sendo o primeiro pároco, Frei Diogo Fuítem. 
Hoje em dia, a casa São Francisco recebe os aspirantes vindo de Caçapava-SP, onde estudam a filosofia e postulam o modo de vida franciscano. Está fraternidade é composta por Frei Jean Souza (Guardião e Formador), Frei Luiz Claudio Avelar (Vice-guardião e pároco), Frei Rafael Gomes (vice-formador), Frei Arnaldo César (Vigário paroquial), Frei Antônio Cordioli (Diretor da Escola Em Busca do Ser), e cinco postulantes (formandos): Cleidison Pereira, Ytalo Guerra, Arildo Magalhães, Paulo Cardoso e Breno Siciliano.

A PROVÍNCIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
A Província São Francisco de Assis Foi aprovada como “Comissariado da América Latina” juntamente com a Argentina e Uruguai durante o Capítulo Provincial de Pádua no ano de 1955, e erigido como Comissariado Independente no dia 04 de outubro de 1961, com o Decreto do Ministro Geral Frei Basílio Heiser. Em 1970 foi erigida Custódia Provincial no Capítulo Provincial de Pádua, e apresentada como Província São Francisco de Assis no Capítulo Extraordinário de Pádua no ano de 1980, sendo erigida no Capítulo Geral Extraordinário de Assis a 23 de setembro de 1981. Seu 1º Capítulo provincial ocorreu em janeiro de 1983.
Sua história é marcada por lutas, desafios, criatividade e esperança, cuja trajetória teve início no dia 02 de janeiro de 1949, quando Frei Vitório Valentini e Frei Marino Temporin desembarcaram no porto de Santos. Esses frades vieram da Itália, mais precisamente da Basílica de Santo Antônio de Pádua. O destino desses nossos irmãos era uma jovem paróquia da periferia, situada na cidade de Santo André/SP, cujo único bem era uma réplica da cruz do Senhor do Bonfim, recebida em doação. Frei Vitório nos deixou um relato sobre como foi sua chegada em Santo André: “No dia 5, com nossas poucas malas, finalmente nos instalamos em Santo André, no Parque das Nações, na Rua Suíça. A Igreja era um salão com dois pequenos sinos instalados sobre dois postes. Um quartinho estava reservado para mim, e Frei Marino dormia na cozinha… Compramos um fogão a gás e duas camas à prestação. Não precisávamos de cobertores porque o calor era intenso”. 
Assim foi a chegada a Santo André. O primeiro convento era tão simples e pobre que frei Vitório o chamava de Rivotorto, para recordar o lugar(estrebaria) onde São Francisco e seus companheiros se instalaram, no princípio da Ordem, na planície de Assis.
Hoje a província conta com 46 frades de votos perpétuos, 06 frades de votos simples em preparação a profissão solene, 02 noviços, 05 postulantes e 04 aspirantes. Presentes nos Estados do Paraná em: Cascavel, Guaraniaçu e Curitiba; Em São Paulo: Santo André, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, Santa Barbara do Oeste, Caçapava e Ubatuba; e na Bahia: em Salvador e Itaberaba.
E nestes lugares além dos trabalhos com as formações e animação vocacional, os frades atuam em diferentes serviços de Evangelização, são 13 paróquias, a revista e editora O Mensageiro de Santo Antônio, a rede Milícia da Imaculada de comunicação, a instituição Cidade dos Meninos, o Centro Educacional SEIBO e a Escola em Busca do Ser.


INFORMAÇÕES DA MISSA:

DATA: 03 de Julho de 2019
Horário: 19h30
Local: Igreja Matriz São João Batista
Endereço: Rua Luiz Tramontini, 2570 - Bairro Vila Sandra, Curitiba(PR)

 
Indique a um amigo