202º Capitulo Geral, OFMCONV |  “Projeto Irmão Sol”

Frei Colin Charles Sammut, Vigário da Província de São Paulo Apóstolo em Malta, presidiu a Missa.
   

Frei Jude fez a homilia e falou sobre a glória de Deus no Evangelho de João. Corresponde à oferta que Jesus fez de si mesmo na cruz. Qual é a verdadeira glória da nossa Ordem? Devemos iluminar tudo o que dizemos e fazemos com a luz do Evangelho.
O trabalho do Capítulo começou com a apresentação do movimento nº 3, de Frei Francesco Ravaioli, da Província italiana de Santo Antônio de Pádua (norte da Itália). O Capítulo Geral pediu às Jurisdições individuais que estudassem mais o tema da relação, colaboração e responsabilidade apostólica dos frades com os leigos. Foi-lhes pedido que conduzissem uma assembleia provincial / custodial de frades e leigos para refletir juntos sobre alguns projetos comuns de evangelização. Depois de alguma discussão, os Capitulares votaram e aprovaram a Moção.
A moção nº 4 foi apresentada pelo Frei Roberto Brandinelli, Vigário Provincial da Província italiana de Santo Antônio de Pádua (norte da Itália). O Capítulo Geral pediu a cada Federação para promover a reflexão sobre questões relativas à atual crise socioambiental no mundo. Usando a Encíclica do Papa Laudato si \'como ponto de referência, devemos estudar suas principais linhas de pensamento e examinar maneiras de consolidar uma consciência ecológica comum. Cada Jurisdição deverá então estabelecer seus próprios critérios locais com relação a questões de justiça e questões de sustentabilidade ambiental. Cada Jurisdição é avaliar e gerenciar seus próprios ativos financeiros e patrimoniais.

Sobre o mesmo tema, Frei Mauro Gambetti, Custódio do Sagrado Convento de Assis, apresentou o “Projeto Irmão Sol”. Promove maior respeito pelo meio ambiente através do uso ecológico de energia, água, materiais que são consumidos, etc. O resultado de dedicar atenção à ecologia também gera economia. Depois de alguma discussão, os capitulares aprovaram o texto.
A Moção Nº 5 foi então apresentada por Frei Francesco Panizzolo, também da Província Italiana de Santo Antônio de Pádua (Norte da Itália). Nele, o Ministro geral, com seu Definitório, deve realizar uma reflexão sobre as novas formas de mídia social usadas pelos religiosos e, em seguida, estabelecer diretrizes para usar esses meios de comunicação de maneira clara e inequívoca. Depois de perguntas, esclarecimentos e discussões no Aula, o texto foi aprovado.
À tarde, foram propostas mudanças para alguns artigos já aprovados nos Estatutos Gerais. O primeiro item foi a inserção de novas linhas de texto tratando de casos excepcionais, em que o Ministro geral com o consentimento de seu Definitório pode permitir a existência de uma Custódia que, devido a condições eclesiais, sociopolíticas e culturais específicas, não é capaz de se tornar uma província.
Outro novo texto dizia respeito aos delegados provinciais ou tutelares pela justiça, paz e integridade da criação. Se uma Jurisdição não pode identificar tal Delegado, um pode ser nomeado através da colaboração no nível inter-Provincial ou da Conferência / Federação.
Foi aprovado um texto alternativo concernente a casos excepcionais, em que, para o bem da Província ou da Custódia, o Ministro geral, com o consentimento de seu Definitório, poderá antecipar ou adiar o Capítulo Provincial ou Custodial por um período superior a seis meses.
A votação final do dia dizia respeito ao “cronista do convento”. Até agora, essa posição não existia nem nas Constituições nem nos Estatutos Gerais. Essa lacuna legislativa foi então preenchida com a aprovação da existência do escritório.

Frei Aurelio ERCOLI, Cronista


HOMILIA

No Evangelho, ouvimos Jesus orar ao Pai para que lhe seja dada glória. Normalmente nós definimos a glória como poder ou magnificência. No Evangelho de João, a glória é o derramamento de amor. A hora da glória é a cruz. A glória que o Pai dará ao Filho é o chamado para morrer para si mesmo, para que todos possamos viver em seu amor.
Às vezes ouvimos a expressão, a glória da Ordem. Isso significa quantos santos nós tivemos, quantas instituições nós administramos, quantos estudiosos nós produzimos? Ou significa o quanto cada um de nós está disposto a morrer para si mesmo? Quanto cada um de nós está disposto a sacrificar o que é confortável para o que é amoroso? Quanto estão dispostos a sacrificar nossos sonhos e esperanças pelo bem da Ordem? Quanto realmente acreditamos que nossos minoritas são uma expressão da glória de Deus?

Pai, glorifique nossos filhos!

 
Indique a um amigo