Nós, da Ordem dos Franciscanos Conventuais, valorizamos sua privacidade e estamos comprometidos em proteger seus dados pessoais. As informações fornecidas serão usadas apenas para fins internos, como comunicação sobre atividades, eventos e serviços da instituição.

Ao clicar em aceitar e fechar, você concorda em nos fornecer suas informações pessoais. Esses dados serão mantidos em sigilo e não serão compartilhados com terceiros sem o seu consentimento, dúvidas pode acompanhar a nossa Política de Privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
História da Ordem
Apresentação

Apresentação

A Ordem dos Frades Menores Conventuais é a Ordem fundada por São Francisco de Assis com o nome de Frades Menores. Para este nome, quase desde o início, o status dos conventuais foi adicionado. Os membros da Ordem são chamados de Frades Menores Conventuais.

Desde a sua fundação, a nossa Ordem, pela vontade do Pai São Francisco, é uma verdadeira fraternidade; portanto, seus membros, constituindo como irmãos, uma única família, participam da vida e obra da comunidade de acordo com a condição de cada um. Todos têm direitos e deveres iguais, exceto aqueles que vêm da ordem sagrada, pois a nossa Ordem é inserida pela Igreja entre os Institutos clericais. São Francisco queria que seus frades fossem chamados de Frades Menores, porque "do seu nome os seus discípulos aprenderam que tinham chegado à escola de Cristo humildes para aprender a humildade".

Nossos irmãos reuniram-se em si uma fraternidade mosteiro, a fim de promover uma maior devoção, uma vida mais ordenada, um ofício divino mais solene, uma melhor formação dos candidatos para o estudo da teologia e outras obras de apostolado ao serviço da Igreja de Deus, e assim estende o reino de Cristo por toda a terra, especialmente sob a orientação da Imaculada. Na Ordem, a vida contemplativa está intimamente unida à atividade apostólica; portanto, o apostolado próprio da ordem sagrada é realizado pelo ministério dos frades clericais com a colaboração dos demais. Toda a Ordem e os frades individuais estão imediatamente sujeitos ao Sumo Pontífice, em vista da vantagem comum de todo o povo de Deus.

A fundação da Ordem é profissão religiosa, com a qual os irmãos se dedicam à vida evangélica da caridade perfeita, não só pela santidade meios convencionais, mas também a ligação dos votos de obediência, pobreza, castidade emitida publicamente, por dos quais são consagrados a Deus pelo ministério da Igreja, bem como através da observância da vida comum, a Regra e as Constituições, de acordo com o espírito da religião seráfico. Com a profissão de votos solenes, os frades são definitivamente incorporados à Ordem.

Para um espírito franciscano, portanto, é adequado ao mais alto grau:
a) amar com amor indiviso Deus o bem maior, cujo plano de amor é a recapitulação de todas as coisas em Cristo;
b) em conformidade com o mesmo Cristo Senhor, de quem, a partir de seus problemas de origem e de cabeça toda a graça, tornando seus mistérios na vida, em união com a Imaculada Mãe de Deus e com toda a Igreja;
3) ama igualmente o próximo, proclamando e promovendo a paz e o reino de Cristo e o mútuo amor fraterno;
4) e depois servir a Deus vivendo no mundo em pobreza, humildade, simplicidade e alegria de coração.

Com a profissão de votos os frades:
a) consagrar-se a Deus de maneira especial, direta e totalmente;
b) é mais em conformidade com o tipo de vida que Cristo, o Senhor escolheu para si, e se unem de um modo especial à Igreja e à sua missão de salvação;
c) aumentar o fervor da caridade, que progridem em suas vidas como peregrinos e penitentes renunciar voluntariamente aos bens em si muito significativos, a fim de expressar mais plenamente a nossa consagração batismal.

A Regra e modo de vida dos Frades Menores confirmada por Honório III e interpretados por outros papas, é a lei fundamental da Ordem, à qual os irmãos são inspirados e em conformidade. Os irmãos se esforçar para observar a Regra, as Constituições e Estatutos acima de tudo para o amor de perfeição evangélica de acordo com o espírito da Ordem, como exigido pelo contrato obrigação com a profissão religiosa.

A Ordem está dividida em províncias, às quais os frades são afiliados; as províncias são formadas por conventos ou comunidades, nas quais os frades são colocados como família. Normalmente as províncias insistem em um determinado território. Províncias, custódias provinciais e delegações gerais são assimiladas às províncias.

[das Constituições da Ordem]