Nós, da Ordem dos Franciscanos Conventuais, valorizamos sua privacidade e estamos comprometidos em proteger seus dados pessoais. As informações fornecidas serão usadas apenas para fins internos, como comunicação sobre atividades, eventos e serviços da instituição.

Ao clicar em aceitar e fechar, você concorda em nos fornecer suas informações pessoais. Esses dados serão mantidos em sigilo e não serão compartilhados com terceiros sem o seu consentimento, dúvidas pode acompanhar a nossa Política de Privacidade.
Aceitar e fechar
 
 
Etapas de Formação
  • Aspirantado

    Aspirantado

    Seminário Santo Antonio – Cascavel/PR e Convento Santa Clara de Assis – Itaberaba/BA

    O aspirantado é a etapa formativa imediatamente posterior ao itinerário percorrido no Serviço de Animação Vocacional, e a primeira etapa de vivência contínua no seio da Província. Na etapa do aspirantado o candidato busca cuidar e aspirar a sua vocação como dom de Deus e está dividida em cinco dimensões:

    1) Na Dimensão Humana buscamos propiciar o auto-conhecimento, educando o jovem para a vida fraterna, para o trabalho, para a acolhida, o lazer e o bom uso da voz e da capacidade de comunicação e expressão. Colaborar também no crescimento e amadurecimento da dimensão afetiva e sexual, além de despertar e incentivar possíveis dons profissionais ou artísticos.

    2) Na Dimensão Espiritual, a experiência do aspirantado busca oferecer ao jovem a oportunidade de cultivar um caminho espiritual dentro da espiritualidade e da tradição franciscana, com abertura para a criatividade pessoal e adequação ao universo cultural da juventude. Educar para a oração pessoal e comunitária, para uma participação ativa e consciente dos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, além de educar para uma liturgia planejada e criativa.

    3) A Dimensão Catequético-franciscana busca oferecer um primeiro conhecimento bíblico-catequético sobre a pessoa de Jesus Cristo e a História da Salvação, além de introduzir o jovem de forma sumária no estudo e compreensão das fontes franciscanas e da biografia de nosso Pai Seráfico São Francisco.

    4) Com a Dimensão Missionário-apostólica capacitar para a responsabilidade e sensibilidade junto ao povo de Deus, aguçando a sensibilidade para o sofrimento humano e desenvolvendo a consciência de considerar cada atividade comunitária e cada etapa da vida como uma missão a ser cumprida com responsabilidade e generosidade.

    5) Trabalhando a Dimensão Intelectual ir levando o jovem a aperfeiçoar seus conhecimentos desenvolver sua intuição e inteligência, respeitando a sua etapa atual de estudos (ensino médio ou pré-universitário). Importante também é o despertar para potencialidades e criatividade latentes, para que o jovem descobra e explore novas áreas de interesse.

  • Postulantado

    Postulantado

    Casa São Francisco – Curitiba/PR

    O Postulantado é um período de preparação para o noviciado. Esta etapa específica de formação deve levar o formando a um amadurecimento de sua decisão de seguir a Cristo, conforme o exemplo de São Francisco de Assis e o estilo de vida dos Frades Menores Conventuais. Encontra-se em Curitiba-PR.

    Depois de ter dado os primeiros passos, o jovem vocacionado confronta o estilo de ida que quer deixar com o estilo de vida que quer abraçar, e já começa a experimentar, de fato, a vida dos frades. É como reviver hoje e de forma pessoal toda transformação que Francisco sente ao abraçar o irmão leproso: “Tudo o que antes me parecia amargo, havia se transformado em doçura!”.

    Assim, o jovem também encantado pela visita do Senhor em sua vida e já vislumbrando a doçura lá onde nunca imaginou que estivesse, deixa uma vida meramente carnal, para assumir a perspectiva do Espirito: a de viver com os irmãos a aventura e a liberdade da fé no Pai que os chama a seguir a Cristo pobre e crucificado, até a plena identificação com Ele.

    Postular é o mesmo que pedir. O jovem postulante é um pedinte! Ele pede com todas as forças de sua alma para viver a vida dos frades menores, a vida do Evangelho, revelada por Deus a Francisco. É este o anseio mais íntimo de seu coração: “É isso que eu quero, é isso que eu busco, é isso que eu desejo viver de todo meu coração!”.

    Nosso postulantado te lugar em Curitiba- PR, na Casa São Francisco e dura 03 anos. Junto com a formação interna, acontece o estudo filosófico. Nossos jovens postulantes vivem uma vida simples composta de oração, estudos, trabalhos manuais, esporte e alguns trabalhos pastorais, tudo isso num espírito de fraternidade e alegria, próprio de um irmão de Francisco de Assis! Contamos com suas orações!

  • Noviciado

    Noviciado

    Convento São Benedito – Caçapava/SP

    O noviciado, fundamento necessário de toda a formação religiosa, é o ano em que o noviço começa a vida na Ordem Franciscana Conventual; inicia de modo pleno e concentrado o Seguimento radical de Jesus Cristo à maneira de São Francisco de Assis, na Igreja e no mundo de hoje, dentro da Província; conhece e experimenta mais profunda e solidamente a forma de vida franciscana, trabalhando a si mesmo para ser discípulo de Jesus Cristo Pobre, Humilde e Crucificado como o Foi Nosso Pai Francisco de Assis.


    O fundamento mais importante, para o consagrado franciscano, será trabalhar consigo mesmo na identidade de se tornar um com o deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, O noviço é como Jesus no deserto, que se retira para encontrar-se com Deus no íntimo do mais íntimo do seu ser, fazendo desse deserto um encontro com o Cristo Crucificado (Senhora Pobreza).

    Essa procura de identificação com o crucificado exige do noviço uma transformação radical e absoluta de toda sua vida e assim poder dizer com toda convicção, como o apóstolo Paulo: “Não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”, consagrando-se inteiramente a Deus professando os Conselhos Evangélicos.

  • Pós-Noviciado

    Pós-Noviciado

    Seminário Maior Senhor do Bonfim – Santo André/SP

    O período dos votos temporários visa a consolidar e aperfeiçoar a formação iniciada no noviciado e continuar seu amadurecimento como pessoa, cristão e franciscano, mediante o aprofundamento, a interiorização e a vivência do carisma franciscano em sua vida.

    O tempo de formação inicial de uma pessoa candidata à vida Religiosa Consagrada consiste nas seguintes etapas subsequentemente, a saber: como aspirantes, como postulante, através do noviciado e como professo simples (juniorista). O juniorato, por sua vez, compreende a etapa final da formação inicial à Vida Religiosa Consagrada seguido da consagração definitiva.

    No princípio, através do aspirantado, o vocacionado depura e molda as motivações que o faze desejar sua vocação. Transposta a etapa do aspirantado, porém é no postulantado que se inicia, com bases sólidas, o caminho de engajamento rumo à consagração pessoal. Todavia, é no noviciado que se introduz juridicamente na sagrada instituição, a qual culmina com a profissão temporária dos votos de castidades, pobreza e em obediência, que são os conselhos evangélicos. Da mesma forma, no juniorato, entretanto, o religioso recém-consagrado exercita de modo incisivo, através do trabalho pastoral e dos estudos teológicos, o que é próprio da divina instituição, ou seja, a adesão pessoal, radical e livre da pessoa ao projeto de Jesus de Nazaré com Ele e como Ele.

    Naturalmente, todas as etapas supracitadas têm como escopo dar as bases e as condições para que a formação humana, social, psicológica e religiosa da pessoa contribua para a transformação de sua existência em vida evangélica, e passível de um ser maduro, consciente e hábil para o projeto evangélico. Assim, ao término da etapa denominada juniorato o jovem professo simples já é competente para cruzar definitivamente o umbral da Vida Religiosa Consagrada com todas as suas implicações mediante os votos perpétuos.

    Mas, ainda, é bom que se diga que a formação não termina com a profissão dos votos solenes. É uma tarefa para toda a vida! É formação permanente.

  • Setor da Juventude Franciscana

    Setor da Juventude Franciscana

    Jovens de toda a Província

    No setor juventude propomos através de: reflexões, visitas aos grupos de jovens, formações, retiros franciscanos, Jornada da Juventude Franciscana Conventual e a Missão Jovem Franciscana vivenciar a espiritualidade franciscana para os jovens.

  •